Casamento Civil Comunitário Cubatão
Expectativa e muita emoção marcaram a 3ª edição do Casamento Comunitário em Cubatão, que reuniu 90 casais e foi realizado neste sábado (28), no Centro Esportivo Castelo Branco. Ao som dos clarinetes e da Banda IL Canto que é composta por músicos das Bandas Sinfônica, Marcial e do Coral Zanzalá, os noivos adentraram no salão especialmente decorado ao som da marcha nupcial e da companhia de oito damas de honra.
Durante a cerimônia de troca de alianças e assinatura do documento civil, grandes sucessos da música clássica e do romântico nacional e internacional foram interpretados pelos componentes da Banda, entre eles: "She", "Além do Arco-íris", "Can't take my eyes of you " e "Bolero de Ravel".
A secretária Municipal de Cidadania e Inclusão Social, Karina Cruz Gonçalves salientou a importância do evento que faz parte do calendário oficial do Município e já está na sua 3ª edição. "Há dois anos realizamos o Casamento Comunitário, com o objetivo de oferecer às pessoas a oportunidade de oficializar a união civil e mais que isso, promover a inclusão social. Estamos muito felizes em realizar o sonho das pessoas",
Representando o Poder Legislativo, o vereador Aguinaldo Araújo cumprimentou a organização do evento e os noivos pela bela cerimônia. Pela primeira vez participando do evento em Cubatão, a deputada estadual Telma de Souza ressaltou o cuidado com o figurino das noivas. "Estão todas muito bonitas e elegantes. E acrescentou: essa cerimônia marca o início da vida a dois ou mesmo a confirmação para os casais que estão renovando os votos".
"É uma alegria poder celebrar o amor, a união, a família. Este momento é a realização do sonho de muitas pessoas", disse a prefeita Marcia Rosa. Para ela o Casamento Comunitário é importante porque valoriza os laços familiares. "Quando cheguei aqui, falei com uma menina de uns 5 ou 6 anos e perguntei brincando se ela ia se casar. Ela me respondeu: não, eu vim assistir o casamento dos meus avós".
O casal Antonio Luiz de Lima, 59 anos e Alice Correia de Amorim, 60 fala da emoção em oficializar a união que já dura 32 anos. "Com quatro filhos e quatro netos achamos que já estava na hora de selar a nossa união e casar oficialmente". Segundo seu Lima a cobrança dos filhos era grande. Dona Alice revela que esse era o seu maior sonho e que seu marido resolveu lhe presentear com o casamento em comemoração ao seu aniversário de 60 anos.
Depois dos noivos terem assinado o documento civil, tirado fotos e feito o brinde com champanhe, os noivos receberam uma benção especial do presidente da Unipec e pastor, Eli Lima, na presença dos mais de 1.500 convidados.
Estiveram presentes à solenidade, a prefeita Marcia Rosa, os secretários municipais Karina Cruz (Cidadania e Inclusão Social); Welington Ribeiro Borges (Cultura); Fernando Alberto Henriques Junior (Comunicação); Renèe Castro Fernandes (Esportes e Lazer); Vagner Moura (Habitação). Ainda os vereadores Aguinaldo Araújo e Francisco Leite da Silva, o Bigode; a deputada estadual Telma de Souza e outras autoridades.